2002 – MINHA VOLTA PARA O CHRISTALINO

Em abril de 2002, os móveis estão praticamente prontos, mas o barco precisa de mim, pois necessito efetuar a regularização da superfície do casco para fazer a pintura de acabamento. Tento colocar algumas pessoas para fazer esse serviço mas só tenho decepções. Desligo-me da empresa, foram dois anos de muita correria e quase sem nenhum tempo pra mim nem pro Christalino, mas pude pagar o marceneiro. Agora é comigo de novo. Saio da empresa mas levo comigo mais um amigo. Trata-se de Jorge Bilek, um estagiário de edificações que posteriormente também saiu da empresa e a partir daí se tornou uma espécie de amigo estagiário, ou talvez um estagiário amigo se é que isso existe.

Jorge trabalhandoJorge descansando

Passo seis meses lixando, laminando, lixando, pintando, lixando novamente o casco, mas eu não quero um resultado muito imperfeito. Os últimos 3 meses a técnica foi lixar com a mão, esse período está sendo tempo de musculação forçada.

regularizaçao do costadovista lateral do costadoregularzaçao com lixa manual

Recebo algumas visitas nessa época, mas são relativamente raras, afinal, não é tão comum um barco sendo construído em um bairro em Curitiba. Mas cada visita eu ganho um amigo e as vezes um aliado. Posso citar de pronto as pessoas de:

Eneko Etxebarrieta – Espanhol, ciclista, que deu a volta ao mundo de bicicleta. Amigo da “tribo” das bikes. Descobri a grande semelhança dessa “tribo” com as dos velejadores.

Anav – Francês que morou 8 anos com a família a bordo de um veleiro. Na verdade quando ele começou a velejar, era ele e sua esposa, com o passar dos anos a tripulação foi incrementada com mais três filhas.

Dr. Roberto– Uma pessoa magnífica, muito dedicada a sua profissão. Um homem que navega sob seus livros.

Dr.Afonso – Um homem aficionado por pescarias e curioso por embarcações. Pessoa termos fortes que logo se infectaria pelo vírus da vela.

Denílson – Velejador curioso por conhecer novas embarcações. Mais tarde se tornaria um parceiro de bordo.

Beatriz, Vagner, Eneko e MiyukeAlvaro e Bia