2007 – TRABALHOS COM AÇO INOX (TRANSFORMAÇÕES)

Há um item que já há alguns anos teve inicio, mas ainda não foi concluído: as vigias do costado. Essa é uma história à parte, trata-se de uma adaptação e harmonização entre peças encontradas em depósitos de aço inox usado e design nada usual, conhecido em um veleiro no Uruguai. Essas peças estão pouco a pouco tomando forma. Com o tempo, as dificuldades são superadas com o encontro de novas peças que se juntam a estrutura principal, ou com a adoção de nova solução técnica. É como um quebra cabeça que não se tem todas as peças desde o inicio, é preciso dar tempo ao tempo, uma virtude dos velejadores!

De um pote de sorvete a uma vigia... De um pote de sorvete a uma vigia... Vigias laterais

Começo a trabalhar em um novo item: as ferragens do convés. Resolvi confeccionar as ferragens de cada parte do convés de cada vez. Primeiro a popa, é necessário fixar os cunhos de popa e os fuzis para fixação do estai de popa. Para isso precisei desmontar todos os móveis do quarto de popa. Me mudei para o quarto de proa. Agora o Christalino ficou com um quarto a menos para hóspedes.

Vagner medindo as peçasFuziz dos estaispeças

Antes da colocação definitiva das ferragens de popa, efetuei uma regularização do convés (parte da popa até o cockpit), essa área agora é só pintar com a tinta antiderrapante.

Comecei a construir o pedestal do Christalino, e com ele, todas as peças necessárias para efetuar o acionamento do leme. Essa etapa está sendo marcada por adaptações de peças já existentes através de usinagens, soldas e polimentos. segura a roda de leme aí paraíba !!!

pedestal

Pude contar também com um amigo que confeccionou algumas polias em bronze, é claro que amigos assim só podem ser velejadores mesmo ! Obrigado Luiz !!

sistema lemeOnde furar as peças???Cunho e Guarda Mancebo